Topo

Se Conselho Fosse Bom

"Estou saindo com um homem casado e não consigo parar. Como me afastar?"

Karin Hueck

18/10/2019 04h00

Está precisando de um conselho? Mande a sua pergunta para se.conselho.fosse.bom@bol.com.br 

Ela só quer…

"Oi, preciso de ajuda. Sou evangélica e não posso ter namoros com homens fora da igreja e nem pode haver sexo antes do casamento. Tem que namorar e logo casar. Tenho minha casa, meu filho, meus gatos, tenho minha rotina, sabe. Eu gosto estar sozinha, ver Netflix, enfim, coisas de quem mora só. Porém, às vezes tenho vontade de ter uma conversa adulta, de um abraço, de um chamego – mas quando penso que tenho que ter um namoro sério, pra casar e voltar a viver toda aquela rotina de novo, me dá um desespero. Não consigo nem pensar em ter que transar! Minha dúvida é: será que é errado querer namorar sem compromisso, com cada um na sua casa, sem aquelas formalidades de casamento? Eu sei que é contra o que meu pastor prega, mas sei lá fico em conflito. Pode me ajudar?" Ass.: Ovelha perdida

Cara ovelha perdida,
Religião é um assunto espinhoso, e não conheço as particularidades do seu pastor ou da sua igreja, é claro. Dito isso, não me parece que você esteja pedindo nada de absurdo. Todo mundo tem o direito de se relacionar com calma, no seu próprio tempo, sem pressão para casar e firmar compromissos para o resto da vida. Você já foi casada e sabe que não é uma coisa leviana, que dá trabalho e exige muita dedicação, e justamente por isso também não deveria ser uma imposição ou algo a ser resolvido de qualquer jeito. As suas opções não deveriam ser subir no altar ou ficar sozinha no Netflix para sempre – todo mundo merece afeto e companhia. Tem um meio-termo muito razoável aí no meio – e existem dezenas de congregações que entendem isso e que também podem contemplar a sua fé. Acho que vale pensar nisso.

Veja também

Eu sou a outra

"Olá, tenho 35 anos e fiquei sozinha por 2 anos. Há 2 meses conheci um moço de 31 anos e começamos a sair. Mas algumas atitudes dele me fizeram desconfiar de que ele era casado. Quando o apertei, ele sumiu por uma semana, e depois confirmou o que eu temia. Ele realmente é casado e, segundo ele, o casamento não vai bem (sim, é a desculpa que sempre usam). Mas apesar de eu sempre ter sido uma pessoa decidida e contra entrar em um relacionamento desse tipo, com ele não consegui tomar uma atitude. Continuo saindo com ele, mas vivo em constante conflito interno. Não consigo me afastar. O que fazer?" Ass.: A outra

Cara a outra,
Infelizmente, não tem fórmula mágica e indolor para a sua situação, mas você vai ter que terminar o relacionamento. E o melhor é que seja imediatamente. Ele não vai largar a esposa o dele – sim, você sabe que ele está apenas inventando desculpas. Lembre-se que ele nem teria te contado que é casado, se você não tivesse perguntado. Você vai se envolver cada vez mais – e vai acabar bloqueando a sua cabeça para outras pessoas interessantes que possam cruzar o seu caminho e te fazer feliz de verdade. A boa notícia é que vocês está apenas dois meses nessa situação. Fuja antes que o rolo fique enrolado demais.

Sobre a Autora

Karin Hueck é jornalista e escritora. Foi editora da revista "Superinteressante", colaborou para alguns dos maiores veículos do Brasil e tem 5 livros publicados.

Sobre o Blog

Se Conselho Fosse Bom é uma coluna de conselhos sentimentais, existenciais e práticos. Está com problemas no trabalho? Sua família te enlouquece? Não sabe se casa ou compra uma bicicleta? Mande as suas dúvidas para o se.conselho.fosse.bom@bol.com.br As respostas são 100% anônimas.