Topo

Se Conselho Fosse Bom

"Perdoei traição, mas não consigo confiar na minha mulher. O que faço?"

Karin Hueck

13/12/2019 04h00

Está precisando de um conselho? Mande a sua pergunta para se.conselho.fosse.bom@bol.com.br 

A sogra que não quer que o filho saia de casa

"Minha sogra tem três filhos adultos e dois deles ainda moram com ela, o outro é meu marido. Ela sempre me passa a impressão que eu tirei algo dela, que falta um pedaço para ela. Ela cobra do meu marido uma atenção excessiva (ele é extremamente carinhoso, atencioso e amoroso com ela). Ela sempre pergunta por que ele não ligou (eles se falam todo dia no Whats), por que ele não foi vê-la (moramos a 1h da cidade dela). Enfim, também estou longe da minha família, mas meus pais entendem numa boa que hoje tenho minha vida e sempre que dá eu falo com eles ou faço uma visita, não é algo forçado. Ela, pelo contrário, repete um milhão de vezes que sonha que moremos com ela, ou do lado da casa dela. Sinto também que ela fica enciumada quando vê eu fazendo carinho no filho dela, ou quando ele deita no meu colo. E na hora de ir embora então? É uns 10 tchaus, uns 10 "quando vocês voltam?", 10 "mas já, tão cedo?", 10 "mas a gente nem ficou junto o suficiente". Será que tem alguma forma de ela entender que não roubei o filho dela? Que é apenas a vida seguindo seu rumo? E que ele a ama muito, e ninguém vai mudar isso? Meu marido concorda que ela exagera, mas ele acha que é só o jeito dela." Ass: Sogra grude

Cara sogra grude,
Me parece que a sua sogra realmente é um pouco ligada demais aos filhos – embora o comportamento ainda não tenha caído no terreno da bizarrice, apenas no da inconveniência. Pode ser que seja uma fase e que ela esteja passando pela "síndrome do ninho vazio" porque o filho saiu de casa – ou pode ser que ela realmente não enxergue que os filhos são seres independentes dela, com vida e escolhas próprias. De qualquer forma, esse é um problema que o seu marido terá que enfrentar. Quem precisa lidar com sogros, cunhados e afins é sempre aquele indivíduo com laços diretos com eles. É o seu marido que vai ter que impor limites com a própria mãe. Se você tentar resolver a situação sozinha, muito provavelmente vai se tornar a vilã da história. Para isso, é bom que vocês sejam um time e que ele entenda por que você está incomodada.

Veja também

Como lidar com o ciúme depois de perdoar uma traição?

"Olá, tenho 27 anos e estou em um relacionamento há 10 anos, com 2 filhos. Recentemente, porém, a minha esposa me confessou que me traiu. Ela pediu perdão, e eu perdoei pois a amo muito. Eu disse também que a confiança iria continuar forte, mas quando ela sai, demora a voltar e conversa com amigos, eu sinto muito ciúmes e chego a desconfiar de algo. Eu nunca desconfiei dela, mas fui pego de surpresa pela revelação. O que devo fazer para parar de ter esse sentimento? Como pensar ou agir com isso." Ass.: Desconfiado

Caro desconfiado,
Não sei há quanto tempo você ficou sabendo da traição, mas, se a revelação foi recente, é normal que você se sinta inseguro. Acho que, nesse primeiro momento, você pode pedir um pouco mais de "assistência" da sua esposa, enquanto você reconstrói a confiança. Você pode, por exemplo, pedir que ela te mande algumas mensagens ao longo da noite quando ela sair, só para que você não fique alimentando neuroses mentais. Isso, porém, não é sustentável ao longo prazo – não dá para ter um relacionamento se você desconfiar de todos os amigos dela ou a cada vez que ela sair sem você. Você poderia não ter perdoado a traição. Mas, se decidiu ficar com ela, o certo é deixar que a história fique no passado, e não ficar remoendo o acontecimento para sempre. 

Sobre a Autora

Karin Hueck é jornalista e escritora. Foi editora da revista "Superinteressante", colaborou para alguns dos maiores veículos do Brasil e tem 5 livros publicados.

Sobre o Blog

Se Conselho Fosse Bom é uma coluna de conselhos sentimentais, existenciais e práticos. Está com problemas no trabalho? Sua família te enlouquece? Não sabe se casa ou compra uma bicicleta? Mande as suas dúvidas para o se.conselho.fosse.bom@bol.com.br As respostas são 100% anônimas.